Blog

Blog

Gestão de frotas: como gerenciar custos logísticos
  • Gestão de frotas: como gerenciar custos logísticos
Gestão de frotas: como gerenciar custos logísticos Publicado por Natalia Mourão em 26 de July de 2018

A gestão de frotas é umas das principais preocupações para uma empresa de logística em relação aos custos. Esses gastos têm um forte impacto no orçamento logístico e, apesar de estarem ligados a falta de infraestrutura das estradas, segurança das rodovias e custos burocráticos, outros fatores também são decisivos no aumento dos custos de gestão das frotas.

A seguir, iremos apontar os principais custos logísticos relacionados à gestão de frota:

 

1- Combustível

Para a gestão de frotas, o consumo de combustível impacta fortemente nos custos logísticos, especialmente em épocas de elevação de preços. No entanto, algumas medidas podem ajudar a reduzir os gastos, como por exemplo: adquirir veículos mais modernos, que consomem menos combustível; adaptar a frota para o gás natural veicular (GNV), que custa menos se comparado ao diesel. Todavia, é necessário estudar o investimento necessário para essa alternativa, visto que a adequação pode gerar custos para a empresa.

Otimizar as rotas com sistemas que indicam os melhores caminhos também é uma boa opção. Um planejamento dinâmico de rotas, com trajetos rápidos, com menos paradas e desvio de congestionamentos, gera grande diferença no orçamento no fim do mês. Além disso, quando se trata de custos logísticos de frotas, quanto mais veículos circulando, maiores são as despesas. Por isso, um departamento específico para buscar as melhores rotas é uma alternativa para quem deseja diminuir gastos.

 

2- Manutenção

No gerenciamento de custos logísticos, se tratando de frota, a manutenção é essencial para o bom funcionamento dos veículos. Atenção para as manutenções preventivas, são elas que irão auxiliar no controle orçamentário. Assim, são evitados, por exemplo, os consertos imprevistos de falhas ou quebras, que costumam ser bem mais caros.

Além disso, existe o custo de oportunidade, que se refere ao valor que a empresa deixa de ganhar com um veículo a menos nas ruas. Acarretando dois tipos de prejuízo: o de disponibilizar verbas para o conserto que poderia ser evitado com manutenção preventiva e o dificultar as entregas.

Por isso, implantar um cronograma de manutenções para reduzir gastos, protege a frota contra problemas e garante que os veículos estejam em bom estado.


3- Treinamento de motoristas

O treinamento desses profissionais impacta positivamente os custos com manutenção e combustível, além disso, os treinamentos também evitam aplicações de multas. É válido auxiliá-los em situações que causam problemas e aumentam os gastos, como por exemplo: andar com pneus descalibrados, direção em alta velocidade, manutenção do carro desalinhado, colocação do veículo em ponto morto e carregamento de peso excessivo ou má distribuição da carga.

 

4- Segurança

Para uma eficiente gestão de frotas, a utilização de recursos como o seguro é muito importante no que diz respeito à proteção os ativos da empresa. No entanto, é necessário negociar com as seguradoras para avaliar as necessidades de franquia, cobertura e melhores custos benefícios. Por fim, contar com seguro acaba não sendo mais um gasto e sim um investimento.

 

Como administrar custos com gestão de frota?

Se a ideia é reduzir gastos, mas oferecer serviços de qualidade, investir em ferramentas de otimização de operações e assegurar o controle dos gastos, uma boa opção é investir em softwares e em tecnologias de gestão. No entanto, você pode ir além e terceirizar os serviços de transporte, o que pode ser muito vantajoso, pois você contará com uma empresa que irá oferecer soluções de acordo com as suas necessidades.

Empresas como a LOG FRIO, que fazem da logística seu core business e que prezem pela alta performance, contam com bons veículos em sua frota. É assim, que suprimos a alta demanda, atendemos nossos clientes e oferecemos serviços de qualidade. A medida que a LOG FRIO reduz custos, a empresa investe em soluções e em estrutura com localização estratégica a fim de oferecer maior flexibilização de suas atividades com preços competitivos no mercado. Tornando a gestão da frota rentável não apenas para a LOG FRIO, mas para seus clientes.

Gostou do nosso conteúdo? Assine a nossa Newsletter e fique por dentro de nossas novidades!

  • Compartilhe: