Blog

Blog

Cross-docking em logística: o que é e suas vantagens
  • Cross-docking em logística: o que é e suas vantagens
Cross-docking em logística: o que é e suas vantagens Publicado por Natália Mourão em 03 de September de 2018

Você sabe o que é cross-docking na logística e como ele funciona? Quando falamos em distribuição, temos a ideia de que os produtos armazenados foram separados e expedidos para o cliente após o pedido. Mas quando se trata de cross-docking, a operação acontece de forma diferente.


O cross-docking tem sido uma estratégia muito utilizada na logística e para entender melhor, acompanhe abaixo:


Partindo do conceito, cross-docking na logística significa “cruzamento de docas” ou “docas cruzadas” e consiste em uma estratégia da logística onde as mercadorias são distribuídas, porém sem ter sido armazenadas. Neste sistema, os produtos são recebidos pelo armazém ou Centro de Distribuição para ser conferidos e expedidos no mesmo momento ou o mais breve possível para o consumidor final. Ou seja, o cross-docking na logística consiste na movimentação ou transferência das mercadorias, que vão da etapa do recebimento direto para a expedição, pulando fases de armazenagem. Assim, os centros de distribuição concentram seu trabalho no fluxo das mercadorias e não nos processos de armazenagem.


Todo o processo do cross-docking se baseia no encaminhamento dos produtos que chegam dos fornecedores e que vão para os clientes finais, sem que seja necessário armazenar.


Tratando-se de vantagens, o cross-docking tem muito a oferecer. Essa estratégia reduz custos, pois diminui operações de movimentação e reduz níveis de estocagem. Com isso, há redução de riscos e erros de gerenciamento, redução de tempo, aumento da disponibilidade de mercadorias, e maior agilidade nos processos de venda. O cross-docking na logística mostra-se muito vantajoso para os clientes do operador logístico e para o consumidor final, mas para que tudo ocorra de maneira assertiva, é necessário implementar corretamente este tipo de processo. Portanto, este método só irá se mostrar eficaz se houver o cumprimento de algumas etapas, como recebimento, conferência e expedição de maneira organizada.


O cross-docking é uma operação que exige muito dinamismo e, neste contexto, a LOG FRIO desempenha com eficácia a modalidade. Além de estrutura física e equipe qualificada, a LOG FRIO possui unidades espalhadas pelo país como no Ceará, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro. Ademais, contamos com workflows, onde são delimitadas as etapas que serão seguidas como conferência e pedido, equipe altamente treinada e capacitada, bom fluxo de chegada à saída e tecnologia necessária.

 

Agora que você já conhece os efeitos e vantagens do cross-docking na logística e o potencial da LOG FRIO para atender a demanda da sua empresa, entre em contato conosco. Para ficar por dentro de outros assuntos, siga-nos em nossas redes sociais, estamos no LinkedIn, Facebook, Instagram e YouTube.

  • Compartilhe: