Blog

Blog

Centros de Distribuição em Logística: Quais são suas atividades?
  • Centros de Distribuição em Logística: Quais são suas atividades?
Centros de Distribuição em Logística: Quais são suas atividades? Publicado por Natalia Mourão em 07 de June de 2018

Os Centros de Distribuição, também conhecidos com CD’s na Logística, podem ser definidos como unidades destinadas à armazenagem de mercadorias e organização das distribuições. Localizados em posições estratégicas, têm como objetivo oferecer mais agilidade às entregas. Abaixo falaremos sobre as rotinas realizadas nos Centros, são elas:

 

1 – Recebimento

Toda e qualquer operação se inicia aqui. No recebimento, as mercadorias enviadas pelos fornecedores são descarregadas e avaliadas quanto à qualidade e quantidade. Após esta conferência, são emitidas as notas fiscais dos produtos e logo são realizados os lançamentos das informações no sistema de gerenciamento do armazém, o WMS (Warehouse Management Systems). Com isso, o estoque também é atualizado, tornando possível obter a localização das mercadorias.

 

2- Movimentação

A etapa de movimentação consiste no transporte de mercadoria dentro dos Centros de Distribuição, ou seja, a transferência dos produtos da área de recebimento até a área de armazenagem ou a realocação dos materiais já armazenados. Esta função exige o uso de equipamentos como empilhadeiras e os paleteiras.   

Vale lembrar que esta é uma das operações mais complexas, pois envolve tempo, custos e mão-de-obra. É importante analisar a fundo as necessidades, pois há riscos de avarias.

 

3 – Armazenagem

A armazenagem pode ser resumida como um estoque temporário de mercadoria. É uma fase que implica muitos custos, mas com o auxílio de uma equipe de controle de estoque qualificada, é possível evitar gastos desnecessários que poderiam ocorrer devido à eventuais obstáculos que influenciam no andamento dos processos.

Nos CD’s, a armazenagem dos produtos pode ser feita em drive-in, estantes, racks e porta-paletes, que são separadas por categorias e endereçadas devidamente.

 

4 – Picking: Separação dos pedidos

A etapa de separação dos pedidos nada mais é do que a coleta do mix de produtos. É preciso estar atento à retirada correta dos produtos que serão enviados para expedição a fim de evitar possíveis erros e insatisfações.

 

 5 – Expedição

A expedição é a última etapa logística em um Centro de Distribuição e consiste na conferência das mercadorias através de leitores de código de barras para serem separadas para o carregamento dos veículos. Nesse processo, também é feita a validação dos pedidos, a emissão de toda a documentação necessária para entrega e as devidas embalagens a fim de garantir que os produtos não sofram avarias durante o trajeto.

 

A empresa LOG FRIO conta com 2 Centros de Distribuição próprios, São Paulo e Rio de Janeiro, e trabalha com parceiros logísticos nos estados de Pernambuco e Ceará. Além disso, atende todas as regiões do país, através de sua ampla malha de distribuição. Entre em contato e solicite um orçamento.

 

  • Compartilhe: